02 JUN 2022
CRAS de Tupi Paulista retoma suas oficinas neste mês de junho
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos retomou as suas oficinas nesta semana interrompidas devido ao período de pandemia.

O prefeito Alexandre Tassoni Antonio participou desta retomada e ressaltou a importância das oficinas em promover a aprendizagem e experimentações compartilhadas.

- Oficina de Judô para crianças e adolescentes do Projeto espaço Amigo, será realizada toda quarta – feira no período da manhã 08h00 ás 10h00 e no período da tarde das 13h00 ás 15h00.

- Oficina de Canto para as crianças da Creche LEAIS que será realizada toda terça – feira das 08h00 ás 09h00

- Oficina de Canto para idosos no CRAS que será realizada toda quinta – feira das 08h00 ás 09h00.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

As oficinas do SCFV são práticas e vivências culturais, lúdicas, esportivas e de lazer, desenvolvidas como estratégias para se alcançar os objetivos específicos do serviço. Consistem em atividades complementares aos grupos. Buscam estimular a criatividade, propiciar o acesso dos usuários aos serviços públicos e sua participação em eventos e manifestações artísticas, culturais, de esporte e lazer. As oficinas são estratégias para a integração e eixos do serviço com os temas abordados e contribuem para reforçar a adesão e o compromisso dos usuários com o serviço. Por meio do acesso dos usuários à arte, à cultura, ao esporte e ao lazer, busca-se ampliar as oportunidades para a sua inclusão social.