12 MAR 2018
AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
PREFEITURA DE TUPI PAULISTA REALIZA GRANDES AVANÇOS DA ÁREA AMBIENTAL.
Uma das áreas mais precárias encontradas pela atual administração e tratadacomo prioridade desde o primeiro dia da gestão do prefeito Lê, apresentaavanços imensos todas as frentes:

ATERRO SANITÁRIO

Apesar de ter sido adquirida pelo município há mais de (quatro anos), a áreadestinada ao aterro sanitário encontrava-se sem licenciamento ambiental,sendo alvo de autuações da CETESB que culminaram com a aplicação demulta no importe de R$ 30.000,00 aos cofres públicos.A atual gestão mudou completamente esta realidade, não medindo esforçospara regularizar a situação. O trabalho incessante da administração possibilitoua elevação da nota de qualidade do aterro atribuída pela CETESB de 4,1 para8,4 do máximo de 10, bem como o avanço no processo de obtenção de licençaambiental.Importante ressaltar que no local foram plantadas 1.300 árvores para formaçãode cerca viva.

CEMITÉRIO MUNICIPAL ? AMPLIAÇÃO DE ÁREAA área destina a ampliação do cemitério municipal, apesar de ter sido doada aomunicípio há muitos anos, encontrava-se abandonada, não registrandonenhum processo de obtenção de licença ambiental. O cemitério do municípioestava com sua capacidade máxima atendida, o que demandou, por parte daPrefeitura Municipal, a adoção de medidas visando o aumento da capacidadede atendimento.A administração atual, já providenciou o protocolo do processo de solicitaçãode licença ambiental da nova área junto aos órgãos competentes a fim de queadequar a área em conformidade com a legislação vigente. Com a ampliaçãoserá disponibilizado o total de 392 novos jazigos.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EGOTO ? ETE QUEBRA MILHO

A ETE, no início da gestão, estava com sua licença ambiental vencida há maisde 02 anos e sem plano de melhoramento de atividades, gerando a aplicaçãode multa ao município no valor de R$ 20.000,00.Ao assumir, a administração providenciou a elaboração de um projeto demelhoria para aumentar a eficiência da ETE, que inclui a limpeza das 02 lagoasque integram a estação, a canalização da saída dos efluentes das lagoas parao córrego Galante.O resultado do trabalho realizado fez com que a CETESB concedesse licençade Operação a Estação de Tratamento, com validade até 29/11/2022.