12 ABR 2018
AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
Levantamento da Fauna Silvestre de Mamíferos do Município de Tupi Paulista e Dracena.

1-   Município de Tupi Paulista

O município de Tupi Paulista pertence à região Hidrográfica formada pelos rios Aguapeí e Peixe e a região hidrográfica do rio Paraná, segundo a divisão hidrográfica do Brasil adotada pelo IBGE e pela ANA. São Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos contíguas, as quais integram o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP).

A UGRHI do Rio Aguapeí possui área de drenagem de 13.196 Km2, limitando-se ao Norte com a Bacia do Rio Tietê, a Oeste com o Estado do Mato Grosso do Sul, tendo como divisa o Rio Paraná, a Leste seu limite é a Serra dos Agudos e ao Sul encontra-se com a Bacia do Rio do Peixe. É formada pelo Rio Feio, que nasce a uma altitude de 600 metros, entre as cidades de Gália e Presidente Alves, e pelo Rio Tibiriçá, que nasce a uma altitude de 480 metros, junto à cidade de Garça. A bacia possui extensão aproximada de 420 Km até sua foz no Rio Paraná, a uma altitude de 260 metros, entre o Porto Labirinto e o Porto Independência. Os principais afluentes da margem esquerda do Rio Aguapeí são o Rio Tibiriçá e o Córrego Sete de Setembro e os da margem direita são os Ribeirões Claro e Grande.

A cobertura vegetal natural cobre 68.543 ha, representando cerca de 7,1% de remanescentes em relação à superfície da UGRHI (Rodrigues e Bononi, 2008). As áreas de várzeas são importantes por serem formações junto às matas ciliares dos corpos d?água e ocupam 1,03% da UGRHI.

A UGRHI do Rio do Peixe possui área de drenagem de 10.769 km2, limitando-se com a Bacia do Rio Aguapeí ao Norte, ao Sul com a Bacia do Rio Paranapanema, a Oeste com o Rio Paraná e a Leste com a Serra dos Agudos e a Serra do Mirante. O Rio do Peixe nasce na Serra dos Agudos, numa altitude de 670 metros, percorre uma extensão de 380 Km e desemboca no Rio Paraná, a uma altitude de 240 metros. Os principais afluentes da margem esquerda do Rio Peixe são os ribeirões Água Bonita, Taquaruçu, Mandaquari e Pederneiras. Já os principais afluentes da margem direita são o Ribeirão da Barra Grande, o Córrego Santa Terezinha e o Córrego Prado. No município de Marília, os principais afluentes da margem direita do Rio do Peixe são o Ribeirão do Alegre, o Ribeirão do Barbosa, o Rio do Pombo ou Barra Grande e o Ribeirão da Prata. O principal afluente de sua margem esquerda é o Rio Três Lagoas.

Ainda por meio desta publicação os Municípios reconhecem, declaram e apresentam a lista de espécies da fauna silvestre com ocorrência nos territórios municipais.

2-           Município de Dracena

O município de Dracena tem sua sede localizada na Bacia Hidrográfica do Rio do Aguapeí (UGRHI 20), pertencendo desta forma ao Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH ? AP).

Dracena pertence à Região Administrativa de Presidente Prudente, e este município é limitado pelas seguintes cidades:

- Tupi Paulista,

- Presidente Venceslau,

- Santo Anastácio.

- Piquerobi,

- Junqueirópolis e

- Ouro Verde.

O município está localizado na região oeste do Estado de São Paulo possui clima tropical úmido, com altitude em relação ao nível do mar é de 396,22 metros, sendo que a altitude da sede municipal é de 421 metros.

O seu relevo é de aspecto suave ondulado a ondulado. Na Bacia Hidrográfica do Rio Aguapeí, cuja área de drenagem é de 12.011 Km², limita-se ao Norte com a Bacia do Rio Tietê, ao Oeste com o Estado do Mato Grosso do Sul, tendo como divisa o Rio Paraná, a Leste seu limite é a Serra dos Agudos e ao Sul encontra-se a Bacia do Rio do Peixe. É formada pelo Rio Feio, que nasce a uma altitude de 600m, entre as cidades de Gália e Presidente Alves, e pelo Rio Tibiriçá, que nasce a uma altitude de 480m, junto à cidade de Garça. A Bacia possui extensão aproximada de 420Km até sua foz no Rio Paraná, a uma altitude de 260m, entre o Porto Labirinto e o Porto Independência. Na área de abrangência da Bacia Hidrográfica Aguapeí-Peixe, que apresentam muitas semelhanças, pode-se identificar, geologicamente, rochas vulcânicas e sedimentares da Bacia do Paraná de idade mesozóica e depósitos aluvionares de idade cenozóica, e geomorfologicamente é denominada Planalto Ocidental onde existe expressivos controles litológicos e estruturais, essencialmente constituído por arenitos que por vezes apresentam cimento carbonático e/ou silicoso. No Vale dos Rios Paranapanema e Pardo, e em alguns pontos dos Rios Aguapeí e do Peixe ocorre também basaltos., (fonte: Relatório Zero).

Tabela 1- Listagem de espécies de Mamíferos:

Grupo temático

Ordem

Família

Espécie

Nome popular

Fontes de registro

Categoria de ameaça da espécie no Estado

Didelphis albiventris

Cuniculus paca

Paca

Não ameaçada

Pesquisa da Biodiversidade local realizada pelo Departamento de Meio Ambiente de Tupi Paulista e Dracena sobre responsabilidade das Interlocutoras Lourdes Alves Grassi CPF 969743628-20,  Arielen Casagrande Pozza CPF 368728288-03.

Referências (Fontes de registro):

1-    Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio do Peixe, 2008.

2-    Plano de Manejo do Parque Estadual do Aguapeí, 2008.

3-    Relatório de Estudo da Biodiversidade ? Usina Dracena, 2005.