21 JAN 2020
Prefeitura Tupiense inicia a entrega dos carnês de pagamento do IPTU 2020

Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 começarão a receber os carnês para pagamento a partir desta semana. A arrecadação é destinada para o custeio de serviços no município, como para obras de asfaltamento, construção e reforma de escolas, postos de saúde, dentre outras finalidades.

A entrega está sendo feita em todos os domicílios, de acordo com os endereços cadastrados na prefeitura. Para os contribuintes que não receberem os carnês em sua residência a prefeitura pede que os mesmo procurem o setor de tributação para retirar o seu carnê.

De acordo com Abiezer Sozim Gimenes, Diretor do Departamento de Tributação do Município, com os carnês do IPTU serão enviados também os referentes à taxa de coleta do lixo.

?Assim como nos anos anteriores, o contribuinte poderá pagar os impostos em cota única ou parcelado em até dez vezes. No caso do IPTU, o contribuinte que optar pelo pagamento único terá desconto de 5%?, explica Abiezer.

Ele ainda acrescenta que a data de vencimento da cota única ou da primeira parcela é dia 10 de março.

Conforme estabelece o Código Tributário do Município, o reajuste no valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo segue o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial ? o IPCA-E, que ficou em 3,53%.

?É importante destacar que, com o pagamento do IPTU, o cidadão tem a oportunidade de contribuir para o crescimento da cidade, pois o valor arrecadado é revertido em favor dos tupienses?, ressalta o Diretor.

Para calcular o valor do IPTU, é levado em consideração o valor venal do terreno somado ao valor venal da construção. Já a taxa de coleta do lixo leva em consideração a área de edificação em metros quadrados, o potencial anual de geração de resíduos, o custo individual com o serviço de coleta, além da remoção e disposição final desses resíduos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024