16 ABR 2024
AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
O município de Tupi Paulista possui endereçamento rural digital através do “Programa Rotas Rurais”
O programa estadual Rotas Rurais fornece gratuitamente ao produtor e aos moradores da área rural o Endereçamento Rural Digital de sua propriedade.

APRESENTAÇÃO

O Programa Rotas Rurais enxerga a área rural do estado de São Paulo e leva tecnologias da informação e de geolocalização para promover integração entre diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo. através de uma plataforma de acesso remoto compartilhada com os municípios do estado.

As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso, promovendo a mobilidade, conectividade, segurança, educação saúde, serviços públicos e privados, políticas públicas mais eficientes e transformação social.

O Projeto leva cidadania ao campo com um grande ganho social através do estabelecimento de mapas, rotas e localização das propriedades.

O mapeamento é a base para as demais ações do projeto, é a principal ferramenta que auxilia o planejamento do desenvolvimento econômico regional.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA:

O QUE A PREFEITURA RECEBE?
A prefeitura está recebendo um mapa e uma base de dados com todos os ERDs de sua área rural e com isso pode conhecer a localização e características das porteiras principais de todas as propriedades rurais de seu município.

Em breve, o roteamento das vias rurais, que inclui a quilometragem e o “desenho” dessas vias também estará disponível, e com essas informações a prefeitura pode nomear vias rurais e numerar das propriedades, ou seja, gerar um endereço convencional.

BENEFÍCIOS PARA A MUNICIPALIDADE
A base de dados do ERD é compatível com serviços de navegação digital, e pode, entre outras coisas, beneficiar:

Mobilidade: chegar aos locais com mais facilidade;

Logística: compra e venda de produtos e insumos com economia de tempo e recursos;

Circuitos curtos de comercialização: maior interação entre produtores e compradores a partir do conhecimento da localização das produções agropecuárias no município;

Compreensão do território: elaboração e implementação de políticas públicas assertivas a partir do melhor conhecimento geográfico da área rural do município;

Serviços públicos: maior racionalidade e eficiência nos deslocamentos na prestação de serviços de extensão rural, saúde, segurança, assistência social, entre outros.

Autor: Prefeitura de Tupi Paulista