12 AGO 2022
Encontro do Programa Municipal Família Acolhedora
No dia 9 de agosto de 2022, nas dependências do Teatro Municipal “Zanoni Ferrite” de Tupi Paulista, foi realizado mais um evento de divulgação do Programa Municipal Família Acolhedora.

A direção da Equipe Técnica dp Programa Família Acolhedora, composta pela coordenadora Stefanie Milena Ramos Oliveira, assistente social do Programa Alan Wesley Mazali Ferreira da Silva e a psicóloga do programa Roseli Helena Ferreira Domingos da Silva. O evento trouxe à comunidade e beneficiários do Programa Auxílio Brasil informações importantes sobre o que é de fato o acolhimento familiar e a importância do programa  Família Acolhedora

O Acolhimento é uma medida de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Esta medida é excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses.

Os acolhidos são: Crianças e Adolescentes de 0 a 18 anos, que estão vivendo situação de risco ou violação de seus direitos. Tal procedimento é uma determinação judicial e deve ser a última medida a ser tomada, depois de esgotadas as alternativas de manutenção da criança ou adolescente na família de origem.

Há inúmeras razões pelas quais crianças e adolescentes precisam ser afastados de suas famílias, seja por terem seus direitos fundamentais violados, pela quebra do vínculo familiar, ou por se considerar, após análise aprofundada de profissionais psicólogos e assistentes sociais, que sua família não possui condições de continuar sua criação. A partir do acolhimento, existem duas opções: eles podem ser institucionalizados em abrigos ou casas-lares; ou podem ser amparadas no seio de uma Família Acolhedora, que proporciona uma experiência integral de convívio familiar e social.

Foi pontuado que crianças e adolescentes são sujeitos em condição peculiar de desenvolvimento e devem receber cuidados, proteção, carinho, acesso aos direitos básicos, respeito à individualidade de sua história e vivência, convívio familiar e comunitário, itens esses que já foram cientificamente comprovados que quando trabalhado em famílias acolhedoras são mais eficazes do que em instituições, justamente pela criação dos vínculos, que são de suma importância no desenvolvimento.

Crianças ou adolescentes destinados para a Família Acolhedora poderão ficar por até dois anos com aquela família, período enquanto a justiça define o que deverá acontecer com esta criança: se voltará à sua família ou se será encaminhada para a doação.

Durante o período do Programa a família que acolhe a criança receberá auxílio financeiro do município, no valor de R$ 1.212,00, para auxiliar nos gastos e prover o necessário para os cuidados com a criança.

“É importante frisar que 95% dos 30 mil casos de medida protetiva estão em instituições sendo que só 5% estão em famílias acolhedoras. Com o acolhimento familiar, você dá oportunidade que essa criança tenha um olhar individualizado. Isso é de muita riqueza e faz toda a diferença na vida dela. O afeto não é uma coisa banal e corriqueira: ele é o que faz que a criança se desenvolva”, explicou a Coordenadora Stefanie Ramos.

Aproveitando o evento à equipe família acolhedora convida a todos que se interesse em participar do programa a procurar os técnicos na Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social ou no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS  para esclarecer eventuais dúvidas a respeito do Programa Família Acolhedora, ou mesmo ligarem ou mandarem mensagens pelo aplicativo de mensagem Whatsapp através do número (18) 99740-7986 ou mandar mensagem pelo Facebook do “Programa Fam Acolhedora  Tupi”.

Acolher não é só ficar perto, mas é oferecer novas oportunidades: oportunidades de convívio familiar e de um novo aspecto de convívio social que fazem diferença profunda na vida do ser humano em desenvolvimento.

Transforme uma vida para sempre!
Seja uma FAMÍLIA ACOLHEDORA!