01 DEZ 2021
FUNDO SOCIAL
CRAS propicia dia de lazer a idosos
No dia 26 de novembro de 2021, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realiza uma ação de levar o grupo da melhor idade do “Coral do CRAS, Minha história eu mesmo conto”, que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Pesqueiro “Por do Sol”, na cidade de Ouro Verde – SP

Foi realizada uma homenagem através de um vídeo e também com a fala da Coordenadora do CRAS, Thaina Antonielle e das técnicas: Psicóloga Sandra Vicente e Assistente Social Stéfanie Milena Ramos.

A Assistente Social realizou uma dinâmica da Rede, com objetivo de reforçar a autoestima por meio do elogio dos participantes (a cada passada de barbante um elogiava o outro) e por fim explicou o objetivo da brincadeira de mostrar para os participantes que na prática o que é a convivência e como o conviver gera uma rede de apoio.

O grupo ficou encantado com o momento de lazer, apenas uma pessoa conhecia o pesqueiro, os mesmos pescaram e se divertiram.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Durante o ano a equipe técnica realizou reuniões e acompanhamento dos participantes, On line, através do aplicativo WhatsApp encaminhando conteúdos, áudios, mensagens com objetivo de levar informações e também reuniões, atividades e ações presenciais.

O Prefeito Alexandre Tassoni Antonio juntamente com o presidente da Câmara vereador Clovis Antonio Lopes, estiveram na saída para o pesqueiro, cumprimentando os idosos e os profissionais que os acompanharam.