29 JUL 2021
AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
Dia Internacional da Agricultura Familiar
No dia 25 de Julho foi dia de celebrar os produtores rurais e a agricultura familiar, profissionais com um papel fundamental para o crescimento do agronegócio, que corresponde a 23,5% do PIB nacional. Deste valor, 35% são produzidos por agricultores familiares.

O Dia da Agricultura Familiar é celebrado em todo o mundo desde 2014. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para mostrar os desafios enfrentados pelos pequenos agricultores para produzir os alimentos.

Essa atividade econômica, além de fornecer recursos de subsistência a várias famílias no país, é a responsável por colocar na mesa do povo 70% dos alimentos consumidos, segundo a FAO. Conhecida pela diversificação agrícola, as pequenas propriedades, e o trabalho familiar geracional, este modo de produzir alimentos dá exemplo de como é possível conectar produtividade, cuidado dos recursos naturais e renda.

Reconhecidos nos últimos anos, os agricultores familiares tiveram acesso a políticas públicas que garantissem sua manutenção e expansão. Essas políticas, entre elas o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar), foram responsáveis por introduzir importantes incentivos a produção de alimentos saudáveis, e o desenvolvimento dos pequenos municípios brasileiros, embora essas políticas estejam sofrendo retrações no momento.

Além disso, como diz o ditado, “se o campo não planta, a cidade não janta!“, ou seja, a Agricultura Familiar continua apresentando-se como uma alternativa viável de atividade econômica, produção e reprodução de saberes, e modo de vida.

A prefeitura municipal representada pelo prefeito Alexandre Tassoni Antonio e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente do município de Tupi Paulista, representada pelo seu Diretor Emerson Pereira Blaia e todos os funcionários, Parabeniza toda a agricultura familiar (produtores rurais) do município, neste dia tão importante.

Secretaria da Agricultura