06 JUL 2021
Prorrogado o prazo para alistamento militar em 2021
A medida é necessária já que vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Decreto do Presidente da República, Jair Bolsonaro, prorroga até 31 de agosto de 2021 o prazo para a apresentação obrigatória para o alistamento militar. Além disso, no caso dos brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento, neste ano, será de sessenta dias.

A medida é necessária, considerando que, em função da Covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas Juntas de Serviço Militar. Essa suspensão acaba dificultando o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital. O prazo original era dia 30 de junho.

Prorrogação semelhante foi feita no ano passado, trazendo benefícios aos participantes e garantindo a qualidade da seleção geral.

ALISTAMENTO
Desde o dia 2 de janeiro até o dia 31 de agosto, a Junta do Serviço Militar (JSM) de Tupi Paulista esta realizando o alistamento de jovens nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2003 (Jovens que completam 18 anos até o dia 31 de Dezembro de 2021).

O alistamento militar é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino no ano em que completa 18 anos.

Ao se dirigir à Junta de Serviço Militar, o jovem brasileiro deverá estar munido dos seguintes documentos: xérox da Certidão de Nascimento; xérox do RG e do CPF; comprovante de residência.

De acordo com a secretária da Junta do Serviço Militar, Márcia Benites Amorim, o jovem que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar.

Podendo se alistar após o dia 1º de julho de 2021, mas pagará multa. O prazo encerra no dia 31 de agosto.

Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não pode, por exemplo, obter passaporte, inscrever-se em concurso público, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação.

Os alistados em Tupi Paulista não são obrigados a prestar o Serviço Militar. Eles são classificados na categoria de reservistas e recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

SERVIÇO – A Junta do Serviço Militar de Tupi Paulista atende no prédio da Prefeitura, no horário das 8h às 11h e das 13 às 16h.