05 FEV 2021
SAÚDE

Divisão de imunização do estado esclarece quem são considerados trabalhadores da saúde

Para esclarecer dúvidas com relação a quem são considerados trabalhadores da saúde, portanto os que estão sendo os primeiros a receber a vacina contra a COVID-19, no Estado de São Paulo, a Divisão de Imunização – Centro de Vigilância Epidemiológica ‘Prof Alexandre Vranjac’ – Coordenadoria de Controle de Doenças/SES/SP seguindo a definição da Coordenação Geral do PNI (CGPNI) considera todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

A Divisão de Imunização orienta que os municípios que informaram ter esgotado a vacinação dos seus trabalhadores da saúde verifiquem se as pessoas pertencentes a definição acima receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

A Vigilância Epidemiológica ressalta que está incluindo esses profissionais gradualmente, conforme a disponibilidade de doses até que todos sejam vacinados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tupi Paulista