28 ABR 2020
Agricultores Tupienses começam a receber as mudas do Café Robusta

A Prefeitura Municipal de Tupi Paulista por meio da Secretaria da Agricultura iniciou na manhã desta quinta-feira (23), a entrega das mudas do Café Robusta aos Agricultores cadastrados no programa.

O Diretor de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Municipal Emerson Pereira Blaia, visitou no final do ano passado a Cafeicultura Eldorado em Adamantina juntamente com os Engenheiros Agrônomos Luciano e Nelson para verificar a produção das mudas que estão sendo doadas aos agricultores do município de Tupi Paulista.

O Prefeito Municipal Alexandre Tassoni Antonio com o intuito de incentivar os produtores rurais, esta subsidiando 12.000 mudas do Café Robusta à onze produtores rurais do município, de vários bairros, Barro Preto, Bandeirantes, Quebra Milho, Brotinho, Assentamento Santa Rita, São Bento e Cafézinho, incentivando assim o plantio da cultura no município.

Um projeto ousado que busca resgatar a cultura do café em nossa região.

A Secretaria de Agricultura vai realizar visitas de orientação e assistência técnica aos produtores que estão participando do projeto.

SOBRE CAFÉ ROBUSTA

A crescente demanda pelo café Robusta o elegem como uma excelente opção de cadeia produtiva sustentável para a região Oeste Paulista, haja vista as condições edafoclimáticas serem semelhantes ao centro de origem e enquadrarem no zoneamento para cultivo da espécie. Somado a este fato verifica-se um aumento quantitativo e qualitativo de consumo da bebida expressado tanto pela indústria do café solúvel quanto pelas novas tendências de consumo de café, ressaltando a bebida espresso e “mix 3 em 1”.

VANTAGENS DO CAFÉ ROBUSTA:

· Menor custo de produção - maior produtividade;
· Maior rusticidade (pragas e doenças) - menos agrotóxicos;
· Sistema radicular vigoroso, melhor conversão nutricional;
· Melhor rendimento de grãos e menor tempo de terreiro;