14 NOV 2019
AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
Catadores da ACATUPI fazem apelo á população Tupiense.

Em visita ao aterro sanitário de Tupi Paulista, a Coordenadora Municipal de Meio Ambiente Lurdinha Grassi, na companhia de Jairo e Vanessa Sotti, integrantes do Conselho do Meio Ambiente e representante da Cooperativa de Reciclagem, estiveram constatando as irregularidades encontradas no descarte incorreto do lixo residencial da comunidade.

Tupi Paulista recolhe 100% dos resíduos sólidos domiciliares (lixo), dos 100% recolhidos,mais de 60% são de materiais recicláveis, um volume altíssimo jogado fora ou seja enterrado no aterro sanitário.

Segundo a coordenadora Lurdinha, todo esse material contribuirá para a redução da vida útil do aterro e diminui a renda dos catadores da reciclagem.

Na ocasião foi realizado o estudo gravimétrico, que consiste em fazer a separação de todo o material que poderia ir para a cooperativa.

A caracterização gravimétrica, peso e volume específicos, são fatores primordiais para a elaboração e implantação de sistemas de tratamento de resíduos e melhorar a coleta seletiva.

O apelo é para que a população separe os materiais recicláveis de forma correta e ajudem a melhorar a renda das famílias que vivem exclusivamente da reciclagem.