Na última terça-feira (26), foi realizada a 3ª reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Tupi Paulista, contando com a presença dos representantes da sociedade civil – entre eles ACE e SENAR entre outros – além de membros das secretarias municipais que compõem a diretoria do conselho.
Na pauta, o destaque foi a apresentação do Projeto “Tupi Conhecendo Tupi”, conduzida pelo presidente do COMTUR, Sr. Emerson Pereira Bláia, juntamente com a consultora do Fundo Social de Solidariedade de Tupi Paulista, Sra. Paulina Paulino.
A iniciativa, que será realizada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, tem como objetivo fomentar o turismo rural de base comunitária e de experiência nas propriedades do município, valorizando o trabalho dos produtores locais.
O projeto nasce a partir da proposta da médica veterinária Élida Ribeiro, participante da 6ª edição do CNA Jovens Líderes do Agro, programa nacional promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Seu desafio dentro do programa é “Desenvolver o potencial atrativo turístico dos produtores de uva do município de Tupi Paulista”, através do desenvolvimento do projeto, também se pretende ampliar as ações para outras cadeias agroprodutivas, como o café, a olericultura, entre outras.
Os produtores já estão sendo visitados e sensibilizados sobre o projeto a ser implantado no município.
De acordo com o presidente do COMTUR, o projeto representa uma oportunidade de mostrar que o agro do município tem potência, tradição e futuro.
“Com esse projeto, o COMTUR se compromete a trabalhar para que as cadeias agroprodutivas de Tupi Paulista ganhem mais visibilidade, mais valor agregado e novas oportunidades por meio do turismo rural e agroprodutivo”, destacou Emerson Bláia.
Com o projeto “Tupi Conhecendo Tupi”, Tupi Paulista inicia uma nova fase, unindo o turismo ao agronegócio e abrindo caminhos para fortalecer a identidade local, gerar renda e atrair visitantes interessados na cultura e nas experiências rurais do município.