Com a entrada na estação outono/inverno estamos observando um aumento significativo de podas drásticas nas árvores do nosso município, época essa em que se dá o início da escassez de chuva, e com as árvores desfolhadas e desgalhadas a sua recuperação é mais lenta, levanto muitas a morte.
Salientamos que a poda não é proibida, porém as formas como vem sendo realizadas são muito prejudiciais a vida e a sanidade das árvores, a poda ideal é realizada apenas para condução das árvores, retirando não mais que 50% da sua copa, quando é realizada a poda drástica a árvore fica vulnerável ao ataque de insetos, moléstias e umidade, ocasionando diversos problemas no equilíbrio, estrutura e saúde da árvore. A poda drástica realizada de forma consecutiva ao longo dos anos é responsável pela maioria das quedas de árvores em perímetro urbano.
A Secretaria da Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente orienta que a poda correta é aquela em que são retiradas os galhos finos e jovens, de forma a conduzir a copa, desobstruir a passagem de pedestres e veículos, ou eliminar os riscos eminentes de queda de galhos visivelmente secos, atacados de pragas ou doenças.
Caso tiverem dúvidas sobre poda ou remoção de árvores basta ir até a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, localizada na Av. Brasil nº 237 com horário de funcionamento das 7:00h às 11:00 e das 13:00h às 17h, ou entrar em contato pelo telefone (18) 3851-2020.
Pedimos a colaboração de nossos munícipes que necessitem realizar poda que procurem podadores idôneos e orientações de profissionais, e caso observarem árvores podadas drasticamente que denunciem diretamente a polícia ambiental, lembrando que não é necessário se identificar, o valor da multa é de aproximadamente R$500,00, segue o telefone para contato da Polícia Ambiental: (18) 3821-8390
Asssessoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Prefeitura de Tupi Paulista