22 ABR 2024
AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
Campanha Educativa sobre a Prevenção e Redução de Queimadas
A Prefeitura de Tupi Paulista, através da Secretaria de Agricultura Municipal realiza campanha educativa sobre a prevenção e redução de queimadas.

Para evitar queimadas
1.Faça a destinação correta do seu lixo, por meio dos sistemas de coleta.
2.Descarte cigarros, fósforos e outros materiais inflamáveis em local apropriado.
3.Mantenha lotes limpos, sem o uso de fogo para isso.
4.Não solte fogos de artifícios nem faça fogueiras.

Orientações para a população:

Evite queimadas desnecessárias: Nunca provoque queimadas para eliminar lixo ou limpar terrenos. Busque alternativas mais seguras e sustentáveis para a eliminação de resíduos. Não jogue pontas de cigarro em áreas naturais: Descarte adequadamente as pontas de cigarro em lixeiras apropriadas.
Problemas ocasionados pelas queimadas:

As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.

Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

Autor: Prefeitura de Tupi Paulista
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024