23 FEV 2024
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE TUPI PAULISTA CONQUISTA 1º LUGAR NO ESTADO DE SÃO PAULO NO PRÊMIO FLUÊNCIA LEITORA
O município de Tupi Paulista foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo pelo melhor desempenho nos resultados na Avaliação Somativa de Fluência Leitora, conquistando o primeiro lugar do estado de São Paulo na classificação de leitores.

A Avaliação da Fluência configura um novo instrumento avaliativo em larga escala, foi implementada na rede pública do município de Tupi Paulista, no ano de 2021 e visa aferir a fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

O teste é realizado de forma oral, por meio de um aplicativo que grava a voz dos estudantes durante a leitura de uma lista de palavras, uma lista de pseudopalavras e um texto narrativo. Em seguida, os áudios são analisados e classificam os estudantes em um perfil de leitor: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente.

Como forma de parabenizar os municípios com maiores índices de leitores e os que mais cresceram entre as avaliações Diagnóstica e Somativa de 2023, foram selecionados 120 municípios, abrangendo 3 grandes grupos:

1.    Municípios de pequeno porte (até 20.000 habitantes);
2.    Municípios de médio porte (entre 20.001 e 100.000 habitantes);
3.    Municípios de grande porte (acima de 100.001 habitantes).

Dentro destes grupos, foram selecionados 20 municípios que se destacaram em uma das categorias premiadas:

a.    Municípios com maior percentual de leitores na Avaliação Somativa;
b.    Municípios que mais aumentaram o seu percentual de leitores entre as Avaliações Diagnóstica e Somativa.

Tupi Paulista recebeu a premiação na categoria  municípios com maior percentual de leitores na Avaliação Somativa, destacando-se com 100% de leitores, ficando assim em 1º lugar no estado de São Paulo.

Os resultados alcançados se devem a vários fatores, uns deles é o investimento do município em  Formação Continuada de Professores que ocorre na rede durante o ano letivo e, é desenvolvida pela coordenadora pedagógica da rede municipal, a Prof.ª Mestra Alessandra Rodrigues Cezário Gomes, outro fator imprescindível é o empenho e dedicação  dos professores e dos coordenadores pedagógicos das escolas, que buscam incansavelmente promover  avanços na aprendizagem das crianças. "A premiação é um reflexo de um trabalho sério, de compromisso e dedicação de toda a equipe que valoriza a alfabetização das nossas crianças.”, destaca a secretária de Educação, Inajara Simini Guttierrez.

O prefeito municipal Alexandre Tassoni Antônio (Lê) ressalta que estamos sempre focados na melhoria da aprendizagem e dos indicadores e que a gestão vem investindo nos projetos de leitura, como o Projeto: “Cultivando Leitores”, podendo garantir assim o desenvolvimento dos nossos estudantes e a formação de leitores plenos e atuantes.

A premiação aconteceu na cerimônia do dia 20 de fevereiro, na cidade de São Paulo, quando foi lançado o ‘Programa Alfabetiza Juntos SP’ e estiveram presentes o Prefeito Alexandre Tassoni Antonio, o vice Nedécio de Lázari, a Secretária de Educação Inajara Simini Gutierrez e a Diretora Educacional Daniele Cristina Gualti Scalabrini.

Autor: Prefeitura de Tupi Paulista