18 SET 2023
SAÚDE
Semana de Mobilização para Vigilância da Febre Maculosa no Estado de São Paulo vai de 18 a 22 de Setembro de 2023.
O que você precisa saber sobre FEBRE MACULOSA?

A Febre Maculosa é uma Doença Infecciosa , Febril Aguda .

É transmitida por bactéria chamada Rickettsia, que contamina carrapatos popularmente conhecidos como ” Carrapato- estrela”.

Os sintomas são febre de início súbito, dor de cabeça e nas articulações ou prostração, seguida de erupção cutânea ( que ocorre a partir do 3º ao 5º dia de doença), começa em punhos e tornozelos e atinge todo o corpo, inclusive palmas das mãos e plantas dos pés .

Consulte um médico imediatamente se você tiver febre depois de ter sido picado por carrapato ou se tiver tido contato com áreas onde existem capivaras ou carrapatos.

O tratamento deve ser iniciado desde a suspeita da doença, sem a necessidade de confirmação laboratorial. A Prevenção é evitar áreas de risco!

Se precisar permanecer em áreas que possam estar infestadas por carrapatos, observar cuidados como:

Usar roupas de cor claras com mangas longas e calça comprida e botas.

Observar a própria pele regularmente retirando o mais rápido possível qualquer carrapato que notar, sem se esquecer de não esmagá-lo com as unhas.

Tatiane Fernandes de Souza

A.C.E Responsável pela Informação EMVICEN