A 8ª edição do Campeonato Internacional de Gateball foi realizada no último final de semana (08 e 09 de julho) no Estádio Municipal Irio Spinardi em Dracena/SP.
O evento contou com a presença de dezenas de competidores, ao todo disputaram 113 equipes de diversos estados do Brasil, a competição também atraiu equipes do Paraguai.
As disputas foram divididas entre 3 categorias, sendo elas, PRATA, OURO e DIAMANTE.
Na categoria “Diamante” a equipe vencedora foi do Bairro Ibirapuera da Grande São Paulo.
Na categoria “Prata” os vencedores foram a equipe da cidade de Presidente Venceslau/SP.
E a equipe vencedora da categoria “Ouro” foi da cidade de Tupi Paulista/SP que garantiu o sucesso no campeonato.
Em entrevista cedida ao Jornal Boletim da Hora o Capitão da Equipe de Tupi Paulista Wilson Nakashima disse: “é o nosso primeiro título na Categoria Ouro em um campeonato internacional, até então tínhamos somente o título na categoria “Prata” disputada em Caldas Novas/GO no Campeonato Brasileiro.
A equipe da cidade de Junqueirópolis(SP) garantiu a terceira Colocação nas disputas da Categoria “Prata”
O Presidente da União dos Clubes de Gateball do Brasil, Júlio Katsumi Hagio agradeceu a toda comissão organizadora, a todos os competidores, e a todos que de alguma forma contribuíram para que a realização do campeonato fosse possível.
Entenda um pouco sobre o Gateball: O objetivo do Gateball, que foi inventado no Japão em 1947, é passar a bola entre pequenas traves no chão.
Os praticantes usam uma máquina no pulso que marca o tempo da partida e os pontos marcados na partida. Homens e mulheres podem participar. O esporte alia qualidade de vida à prática de esportes.
O evento foi promovido pela União dos Clubes de Gateball do Brasil e a realização foi da Prefeitura Municipal de Dracena/SP com apoio da Associação Dracenense de Esporte e Cultura (ADEC) com patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e Hinomoto Shoyu. Fotos: Carlos Roberto de Souza
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista