19 ABR 2023
Tupi Paulista é selecionada para participar de pesquisa do MEC
Na última segunda- feira (17), a coordenadora pedagógica e formadora do município de Tupi Paulista Alessandra Rodrigues Cezário Gomes e a professora coordenadora  Renata Ferregutti Ferro estiveram presentes no  Centro de Formação de Professores ( CEFORP) em São Paulo para participarem da Pesquisa Nacional de Alfabetização que dará suporte ao Ministério da Educação ( MEC)  no desenvolvimento da política nacional de combate ao analfabetismo escolar.

A pesquisa, que está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), pretende identificar quais são as características e o nível de proficiência de uma criança alfabetizada no 2º ano do Ensino Fundamental. As orientações da mesma foram repassadas pelo  representante do INEP, Rubens Lacerda ( na foto)  e também contou com presença do presidente do INEP Manuel Palácios, a secretária executiva Izolda Cela e o Secretário de Educação do Município de São Paulo Fernando Padula Novaes

As aplicações da pesquisa estão concentradas em cinco capitais-sede, uma por região: Belém (PA), Recife (PE), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) e dos 5.568 municípios do Brasil, apenas 291 foram selecionados, tendo como critério de seleção as cidades que tiveram os maiores desempenhos no IDEB- Índice de Desempenho da Educação Básica, uma representatividade importante a nível nacional para educação de Tupi Paulista.

É importante ressaltar que a nível estadual, dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 5 cidades estiveram participando da pesquisa Alfabetiza Brasil e Tupi Paulista, Cidade Excelente, mais uma vez tendo uma reconhecimento significativo e expressivo no âmbito educacional.

O prefeito municipal Alexandre Tassoni Antônio (Lê) destaca que “A administração municipal sempre teve como foco principal de seus trabalhos a qualidade do ensino nas escolas municipais e, é devido a esses fatores, que estamos conquistando grandes resultados  a níveis  estadual e federal.