Ir para o conteúdo

Prefeitura de Tupi Paulista - SP
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
19
19 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Tupi Paulista realiza passeata alusiva a Campanha "Faça Bonito"
enviar para um amigo
receba notícias
O mês de maio no Brasil é marcado pela luta para erradicação de todas as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa é conhecida como “Maio Laranja” - Campanha “Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” em conformidade com a Lei Federal 9.970/2000,  que objetiva alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil.

A data de 18 de maio é celebrada o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e a Prefeitura de Tupi Paulista – SP através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social realizou uma passeata com a participação de alunos da Escola Estadual Léa Guedes, profissionais da rede de proteção e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, APAE, Projeto Espaço Amigos/LEAIS, Asilo, integrantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, profissionais da área da Saúde, Secretaria da Saúde Municipal, ESFs, Conselho Tutelar e Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Vice Prefeito, Secretaria da Educação, vereadores, funcionários do Fórum.   

Com cartazes e bexigas os alunos realizaram a entrega de panfletos sobre o tema em todo comércio.

O trajeto teve como ponto de partida o Posto da Polícia Militar na Av. 9 de julho até a Av. 7 de setembro, finalizando na Praça Central, onde foram proferidas as falas da Assistente Social Fátima Zanoni Mastelini (Empresa FAZAPE)-Coordenadora da Ação e do Prefeito Municipal Alexandre Tassoni Antonio 

A celebração final foi abrilhantada pela apresentação do Coral “Pura distração” e contou com todo apoio necessário da Policia Militar a fim de garantir a todos os participantes um evento com segurança e tranqüilidade.

As ações do “Maio Laranja” iniciaram em 02/05 e continuam até o dia 31/05/22.

O que temos com isso?  Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como:

•abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
•exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Garantir a proteção à criança e adolescente é responsabilidade de toda a sociedade, da família, da comunidade e do estado o qual TODOS fazemos parte.

FAÇA BONITO!DENUNCIE!
As denúncias podem ser anônimas pelos telefones: 
- Conselho Tutelar de Tupi Paulista (18) 99648-9202
- Disque 100
- Polícia Cívil 197
- Polícia Militar 190
- Ministério Público 127
 
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia