07 MAI 2022
Prefeitura de Tupi Paulista realiza castração de gatos
A Prefeitura de Tupi Paulista, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, está realizando um projeto que tem o objetivo de promover castração de gatos de propriedade de famílias de baixa renda, em situação de abandono.

A iniciativa prevê a promoção do controle populacional desses animais.

O trabalho vem sendo realizado através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista (CISNAP). Os procedimentos cirúrgicos vêm sendo realizados pela Clínica Veterinária conveniada CLINICÃO, localizada na Rua Edson da Silveira Campos, nº 1344, no município de Dracena, realizadas pelo Médico Veterinário responsável  Murilo Antonini Santana.

A Prefeitura também vem fornecendo os kits de medicamentos para as famílias carentes no pós-operatório, para dar uma continuidade adequada no processo de recuperação dos felinos.

Ao contrário dos cães, é mais difícil manter os gatos dentro de casa. Incitados pelo instinto de reprodução, com suas habilidades físicas,  transpõem facilmente os muros e portões para buscar  parceiros. Isso os expõe a um ambiente favorável à reprodução descontrolada e disseminação de zoonoses. A castração dos felinos controla o instinto de reprodução, os desestimulando a fugir de seu ambiente doméstico.

A ação esta sendo coordenada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e  Meio Ambiente, juntamente com o Médico Veterinário Erik Henrique Silva, contratado pela prefeitura do município. O veterinário Erik, falou sobre a importância da ação: “Temos muitos casos de abandono e a castração é uma forma de evitar o aumento dessas estatísticas, já que evitamos que as fêmeas que vivem na rua procriem cada vez mais”.

A castração é uma das estratégias fundamentais para o manejo populacional de gatos. Ela impacta diretamente na diminuição da taxa de natalidade.

Não é necessário aguardar o primeiro cio ou a primeira cruza para castrar o animal, os felinos podem passar pelo procedimento a partir dos 5 meses de idade.

A castração está sendo realizada de forma cirúrgica, a Ovariosalpingohisterectomia (OSH) no caso das fêmeas, que consiste na remoção dos ovários e úteros, já nos machos é realizado a Orquiectomia que consiste na retirada dos testículos. Atualmente já foram realizados 31 procedimentos cirúrgicos de castração, sendo em 9 machos e 22 fêmeas.

Todos os procedimentos estão sendo realizados em uma clínica que pertence ao município de Dracena, esta clínica está conveniada ao consórcio CISNAP que Tupi Paulista faz parte.

O município estará realizando futuramente estes procedimentos através do Castramóvel e no centro cirúrgico que será montado no Canil Municipal, no momento está sendo feita a aquisição de equipamentos, reformas do prédio e toda parte burocrática para o credenciamento junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), após todos estes procedimentos, estaremos aptos a dar inicio as castrações dentro do Município.