13 ABR 2022
Arrastão contra a Dengue inicia na próxima semana
A Secretaria Municipal da Saúde e Prefeitura Municipal de Tupi Paulista comunica que iniciará um ARRASTÃO DE LIMPEZA nos Bairros pertencentes a Estratégia da Família-2 ( ESF II – Dr. José Esteves Martins Andrade), que são os seguintes Bairros; Jardim Petrópolis, Jardim Itália, Jardim Aparecida, Jardim Aimorés, Jardim Santa Clara, Jardim das Acácias, Vila Romana e Jardim Talismã, entre os dias 18,19 e 20 de Abril, a partir das 8:00 horas, pedem a colaboração dos moradores para deixarem os Agentes de Saúde adentrarem em seus imóveis para eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Com altas temperaturas e as freqüentes pancadas de chuva fazem o mosquito se reproduzir rapidamente, por este motivo, é importante tomar alguns cuidados para evitar a reprodução do Aedes Aegypti.

O descaso e falta de atitude da população ainda continua sendo um dos maiores problemas no combate ao mosquito causador da dengue.

Com o intuito de sensibilizar e alertar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros dentro e fora das residências e evitar o acúmulo de água de chuva em garrafas, baldes, pneus, tampas, sacolas plásticas, ralos, calhas ou em qualquer outro recipiente ou local que propicie condições de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, pois houve um aumento significativo dos casos de Dengue em nosso Município e região.

De janeiro a Abril foram Notificados 654 casos e dentre esses casos notificados 466 são positivos.

Não adianta o gestor Municipal desenvolver várias formas de combater o mosquito, se o cidadão não fizer sua parte. Não é falta de conhecimento. É falta de conscientização.

É importante que a população colabore. Infelizmente só se sensibilizam quando há casos com pessoas doentes.

Lienai Nunes R. Nascimento
Responsável - Serviço de IEC