Tupi Paulista teve o reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, além do certificado recebeu também um troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, como forma de conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.
O Governo de São Paulo entregou a certificação da 26ª colocação de Tupi Paulista entre os 412 municípios classificados no Programa Município Verde Azul na terça-feira (19).
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
O objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Estiveram participando da solenidade no Palácio dos Bandeirantes: o governador, Tarcísio de Freitas; o prefeito de Tupi Paulista, Alexandre Tassoni Antonio; o vereador Clovis Antonio Lopes; o diretor municipal de agricultura e meio ambiente, Emerson Pereira Blaia e a interlocutora do Município Verde/Azul e coordenadora de meio ambiente de Tupi Paulista, Professora Lourdes Alves da Cruz Grassi.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Prefeitura de Tupi Paulista