06 JUL 2023
Mês de conscientização contra as Hepatites Virais
JULHO AMARELO
“Mês de conscientização contra as Hepatites Virais”.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS, em todas as Unidades de saúde para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.

A vacina contra essa infecção é ofertada de maneira universal e gratuita no SUS, Procure a  Sala de vacinas do CSII Dr. Kanji Kawamura, em horário comercial das 07h30minh as 10h30minh e das 13h00min as 16h30minh; com horário estendido de segunda a quarta-feira, das 17h00min as 20h00minh, para verificar sua carteira de vacinação.

Horário estendido oportunidade para aqueles que não conseguem tomar sua vacina em horário comercial.

Prefeitura Municipal de Tupi Paulista-SP
Secretaria Municipal da Saúde.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024