03 AGO 2022
MONKEYPOX  (MPX) – Varíola do macaco
O virus  da Monkeypox  faz parte da mesma família de vírus da varíola, o atual surto não tem participação de macacos na transmissão para seres humanos
Conforme o CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE INSTITUTO ADOLFO LUTZ SÃO PAULO, o cenário mundial ate 29 de julho são de  21.775 casos confirmados  em 77 paises.
No Brasil  1342 casos confirmados e a maior concentração naa região sudeste , porem no estado de São Paulo são 1031casos e destes 81% esta concentrado na capital. Houve um aumento nas 2 ultimas semanas (28 e 29 semanas epidemiológicas) . Total de casos confirmados 96% e do sexo masculino e na faixa etária de 30 a 34 anos e 3 casos em menores de 10 anos.

Transmissao-

Pelo contato próximo/íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Incubaçao- Varia de 5 a 21 dias

•    Febre,
•     Mialgia ( dor muscular)
•     Fadiga (cansaço)
•    Cefaléia ( dor de cabeça)
•    Astenia (perda ou diminuição da força fisica),
•     Linfadenopatia ( caroço/nódulo pescoço,  e virilha)
•    ERUPÇÃO MACULOPAPULAR (principal sintoma) lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca, mao, pes, peito, órgãos genitais ou anus.

•    Evitar contato intimo e ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele,
•    Usar mascara em publico, para a proteção de saliva e gotículas
•    Higienizar as mãos com frequencia
•    Não compartilhe roupas de cama, roupas, toalhas, prato, copos ou talheres, objetos pessoais e brinquedos sexuais.

Investigação
E  fundamental a identificação precoce de casos suspeitos/prováveis/confirmados, isolamento e rastreamento dos contatos, além de medidas de vigilância e controle adequadas para conter o avanço do MPX.