28 MAI 2021
EDUCAÇÃO
Profissionais da educação das creches tupienses participam de formação pedagógica

BNCC e a primeira infância foram temas de estudo e reflexão nas duas creches de Tupi Paulista

Profissionais da educação das duas creches tupienses: Leais e Cantinho da Criança, participaram de um curso de formação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Educação Infantil, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Tupi Paulista.

Os encontros de formação ocorrem mensalmente com a coordenadora pedagógica da rede Alessandra Rodrigues Cezário Gomes e visa discutir sobre os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil, os cinco campos de experiências, a concepção de infância, o papel do professor de creche, os espaços como promotores de aprendizagem, o currículo da instituição, bem como as práticas pedagógicas, de modo que, no trabalho com os bebês e as crianças bem pequenas sejam garantidos os pressupostos da BNCC e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

A Base traz em sua concepção a perspectiva e de uma Educação Integral, ou seja, de entender o processo de ensino e aprendizagem como algo holístico. A abordagem da BNCC na perspectiva da Educação Infantil é apoiar o professor a pensar de forma integrada e colocar o brincar no centro do processo, valorizando a especificidade da criança.

Para a Secretária Municipal de Educação Inajara Simini Guttierrez - O Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil, especificamente na etapa das creches, é fundamental e pode contribuir significativamente para a construção de  conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança.

O prefeito Alexandre Tassoni Antônio (Lê) tem em sua gestão a educação como prioridade e ressaltou que “Essa iniciativa de formação é de extrema importância para os profissionais das creches, pois é notório que a criança é um ser que está em constante aprendizagem, mas que deve ser estimulada a fim de adquirir seu pleno desenvolvimento