14 MAR 2019
AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
Tupi Paulista realiza Projeto Compostagem - Ciclo Vivo

Devido à grande quantidade de resíduos que vai para o aterro sanitário municipal e, sabendo que todo esse resíduo será perdido junto a vários outros materiais que são descartados na natureza, tornou-se necessário realizar um projeto para diminuir a quantidade de lixo orgânico que vai para o nosso aterro, aumentando assim sua vida útil.

Em junho de 2018 teve inicio o recolhimento dos materiais orgânicos em residências de Tupi Paulista por meio de um projeto piloto, cujo objetivo é fazer a compostagem, transformando desperdícios orgânicos em composto de alta qualidade, além dessa vantagem, a compostagem também traz resultados em pouco tempo e sem grandes exigências de espaço ou equipamento.

O recolhimento é realizado nas sextas-feiras, no final da tarde, depois das 16h00, nas residências onde foram entregues baldes de 15 litros para depósito do material orgânico. São depositados vários materiais, como cascas, folhas, restos de pão, melão, melancia, batatas, folhas de chá, saquinhos de chá, pó de café, entre outros.

A princípio foram realizadas visitas às residências escolhidas por quantidade de pessoas residentes em cada casa, quanto mais pessoas, melhor. Todo material recolhido é pesado e anotado em planilha para registrar o montante recolhido semanalmente. O material recolhido é levado para um espaço contendo composteiras, localizado na área de reciclagem da cidade e também na Escola Leônidas Ramos de Oliveira. As composteiras foram feitas utilizando madeira de demolição. Junto ao material orgânico, é adicionado uma quantidade de minhocas equivalente à meio litro de água, pois as mesmas farão o processo de transformação do composto em húmus.

Após um período de três a quatro meses, o material obtido com a compostagem é coado e doado para as famílias colaboradoras do projeto, tornado assim uma maneira fantástica de reutilizar os restos de alimentos e transformá-los em um excelente material para o seu jardim, vasos e horta. Além de beneficiar o aterro sanitário do município.