16 MAI 2019
SAÚDE
A secretaria Municipal de Saúde de Tupi Paulista informa que a Campanha de vacinação contra gripe H1N1 continuará até o dia 31/05/2019.

O que é a gripe H1N1:

Consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive por duas a oito horas em superfícies e lavar as mãos com freqüência ajuda a reduzir as chances de contaminação.

A vacina não é capaz de causar a gripe em quem recebe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente, os 3 tipos são: H1N1, H3N2, Influenza B.

A durabilidade da vacina no organismo é de 6 meses a 1 ano.

Por isso a necessidade de tomar todo ano.

As vacinas são oferecidas gratuitamente pelo governo e os grupos mais vulneráveis para tomar a vacina são:

· Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade;

· Gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz até 45 dias;

· Idosos;

· Profissionais de saúde ( farmacêuticos, farmácias e laboratórios, consultório dentário, consultórios particulares), professores da rede pública ou privada, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.

· Portadores de doenças crônicas (HIV, hipertensão, diabete, talassemia, cardíacos, por exemplo).

? Quem ama protege?, Por isso solicitamos aos Srs. Pais ou responsáveis, Que ainda não levou seu filho para vacinar, procure levar até a sala de vacina das 7:00 às 11:00 horas e das 13 ás 17 Horas, levar carteira de vacinação