10 JUN 2022
AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH)
Descriçao Sumária do Programa
O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros visa proteger os rebanhos suscetíveis à doença, mediante vacinação, controle dos transmissores e do trânsito de animais, desenvolver sistema eficaz de vigilância epidemiológica e estimular a participação comunitária na defesa sanitária animal, diminuindo o agravo à produção pecuária e preservando a saúde pública.

Descrição da Doença
A raiva é uma zoonose causada por um Rabdovirus neurotrópico( Morcego ), sendo suscetíveis todos os mamíferos. Apresenta distribuição geográfica cosmopolita, lesões de natureza de poliencefalomielite linfocitária e sintomas de excitação e paralisia de diversas naturezas e sempre fatal. Na raiva dos herbívoros a fonte de infecção mais importante é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus.

Justificativa do Programa
A raiva causa prejuízos aos produtores, pela morte de animais, além da espoliação pelo morcego hematófago transmissor. Para o Estado, os prejuízos decorrem de gastos com diagnósticos, vacinas e pessoal que atua na prevenção da doença. Para a comunidade internacional a doença é um fator de depreciação do nosso produto. Sendo uma zoonose, representa sérios riscos à saúde pública.

Histórico do Programa
A criação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária no final de 1998 e a ocorrência de um grande surto de raiva em herbívoros entre 1999 e 2001, induziram a uma mudança no controle da doença em São Paulo. A vacinação tornou-se obrigatória nas áreas de risco a partir de novembro de 2001. O controle do morcego hematófago foi intensificado nas áreas de maior ocorrência da doença, com o cadastramento de abrigos e controle populacional desse transmissor.

Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente