Secretaria Municipal de Saúde recebe os testes rápidos para Covid-19 enviados pelo Ministério da Saúde

de 08/05/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupi Paulista, recebeu os Testes rápidos do Ministério da Saúde para detecção do novo corona vírus (SARS-CoV-2).

O Município recebeu 200 testes, 80 foram destinados a Penitenciária Masculina e Feminina.

A indicação dos testes rápido até o momento é exclusivo para a realização, em pessoas sintomáticas, que se enquadram nas seguintes categorias:

• Profissionais de saúde e de segurança em atividade;
• Pessoa com diagnóstico de síndrome gripal que reside no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade;
• Pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência de idosos (ILPI) e/ ou portador de comorbidade.

Os testes disponibilizados detectam anticorpos e para atingir valores de sensibilidade é necessário que seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas. Este teste utiliza amostra de sangue capilar ou venoso e o laudo será liberado no mesmo dia.

Ressaltando que o município por meio da Secretaria de Saúde, já havia adquirido 85 testes rápidos com recursos municipais, para triagem dos funcionários da saúde de forma a produzir respostas oportunas em tempo adequado para a contenção da progressão da doença e a continuidade do trabalho.