Clima
Tupi Paulista
min
max
Atendimento
  • (18) 3851-9000
  • (18) 3851-9000

Prefeitura recupera Lagoa de Tratamento, após 20 anos.

de 12/06/2018
Prefeitura recupera Lagoa de Tratamento, após 20 anos.

A primeira Lagoa de Tratamento de Esgotos implantada pelo Município de Tupi Paulista data de 20 (vinte) anos. Foi construída em 1998, no início do Bairro Quebra Milho. Desde então nunca foi feita qualquer dragagem ou limpeza. Como a lagoa de tratamento foi sendo assoreada pelo passar do tempo e sem a devida limpeza o tratamento do esgoto foi perdendo a qualidade inicial.

Em face do declínio da qualidade do tratamento do esgoto bem como a existência de residências situadas no perímetro urbano não interligadas à rede pública de esgoto, despejando os efluentes diretamente no Córrego do Galante, sem passar pelo tratamento, o Ministério Público exigiu da Prefeitura através de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC -, firmado pela Administração anterior, em 17 de maio de 2.016, estipulando prazo, condições, e pesadas multas caso não cumpridas os termos do acordo no prazo e condições. Para o cumprimento desse TAC a Prefeitura precisou efetuar concurso para poder contratar um Fiscal de Obras. Uma vez contrato, referido Servidor já vistoriou cerca de 2.055 residências encontrando algumas cujo esgoto estava sendo despejado como águas servidas e que foram exigidas as providências imediatas de regularização.

Por outro lado, para a Renovação da Licença de Operação da Lagoa de Tratamento, que estava vencida desde meados do ano de 2.016, a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo exigiu um Plano de Recuperação da referida Lagoa.

Com efeito, a Diretoria de Meio Ambiente encaminhou à CETESB o Projeto de Limpeza da Lagoa que foi aceito e, assim, concedida a renovação da Licença de Operação mediante a condição de ser feita a limpeza e dragagem da Lagoa.

A Prefeitura, através de Licitação Pública, contratou Empresa especializada para executar o Projeto de Recuperação da Lagoa, através da Dragagem do lodo e a devida limpeza, já iniciada, para que a mesma volte a devolver água limpa ao Córrego do Galante.

Com essa operação a Municipalidade está investindo cerca de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).

A atual o Prefeito Lê está levando muito a sério as questões do Meio Ambiente, eis que está procedendo, também, o licenciamento do Aterro Sanitário em Valas, e a Ala nova do Cemitério.

Prefeitura recupera Lagoa de Tratamento, após 20 anos.

Prefeitura recupera Lagoa de Tratamento, após 20 anos.